Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação da H-K-ATPase em membranas eritocritárias de ratos

Processo: 96/09424-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 31 de março de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Claudia Maria de Barros Helou
Beneficiário:Debora Lucia Bernal da Costa Seguro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eritrócitos   Potássio

Resumo

Recentemente em nosso laboratório realizamos estudo referente a atividade da H-K-ATPase em membrana de eritrócitos de crianças. Os resultados obtidos mostraram correlação inversa com os níveis de K plasmático em crianças normais e correlação positiva com administração de K-G1 em crianças desidratadas por diarréia. Estes resultados nos encorajam a realizar um protocolo para melhor parar caracterizar e identificar esta enzima nas membranas eritrocitárias. Para tal, estudo cinético será realizado para verificar a melhor concentração de K e de PH para os estudos "in vitro". Além disso a ação inibitória do composto Sch 28080 será testado e a modulação pela ingestão de K (depleção e sobrecarga) também serão verificados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.F.B.C. SEGURO; D.L.B.C. SEGURO; C.M.B. HELOU. Erythrocytes may contain a ouabain-insensitive K+-ATPase which plays a role in internal K+ balance. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 12, p. 1769-1772, Dez. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.