Busca avançada
Ano de início
Entree

Características reprodutivas, análise morfométrica e acústica em três espécies de Leptodactylus do grupo fuscus(anura,leptodactylidae)

Processo: 07/53077-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Cynthia Peralta de Almeida Prado
Beneficiário:Camila Matias Goes de Abreu
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):História natural

Resumo

A família Leptodactylidae apresenta diversos modos reprodutivos, com a deposição de ovos embebidos em um ninho de espuma, o qual possibilita o aparecimento de diversas estratégias e a evolução de novos modos reprodutivos. As espécies Leptodactylus fuscus, L. mystaceus e L. mystacinus, pertencentes ao grupo L. fuscus, ocorrem em sintopia na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, no município de Rio Claro, SP. Durante os anos de 2007 e 2008 serão coletados dados de história natural destas três espécies, que terão a ocupação ambiental descrita através do tipo de corpo d'água, profundidade e temperatura do ar e da água, tipo de cobertura vegetal e distância dos animais em relação à água. A cada visita será registrado o número de indivíduos, sendo a atividade correlacionada com dados climáticos. O número e tamanho dos ovos serão registrados a partir das desovas obtidas no campo ou de óvulos maduros presente nos ovários das fêmeas coletadas. Os adultos coletados e alguns exemplares da coleção CFBH, do Instituto de Biociências, da Unesp de Rio Claro, terão o comprimento rosto cloacal e massa determinados. O desenvolvimento embrionário e larval serão acompanhados no campo e a partir das desovas coletadas. Serão observadas também a ocorrência ou não de cuidado parental, construção de ninhos, comportamento de defesa de território, corte e acasalamento, utilizando-se métodos de amostragem animal focal, marcação e soltura e recursos fotográficos e sonográficos. Todo material obtido será depositado na coleção CFBH. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.