Bolsa 03/00972-0 - Farmacogenética, Polimorfismo genético - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de polimorfismos geneticos da sintetase endotelial do oxido nitrico sobre a biodisponibilidade sistemica do oxido nitrico.

Processo: 03/00972-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Tanus dos Santos
Beneficiário:Ingrid Ferreira Metzger
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacogenética   Polimorfismo genético   Óxido nítrico   Genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Farmacogenetica | Genetica | Oxido Nitrico | Polimorfismo

Resumo

O oxido nítrico (NO) é um gás solúvel com papéis fisiológicos fundamentais. Alterações na biodisponibilidade de NO contribuem para o desenvolvimento de estados fisiopatológicos. Estas alterações na biodisponibilidade de NO podem ser devidas a variações de atividade da enzima sintetase endotelial do óxido nítrico (eNOS). Polimorfismos genéticos da eNOS têm sido descritos recentemente, os quais afetam a expressão e a atividade desta enzima em vasos. Em particular, um polimorfismo de base única (T-786C) foi descrito na região promotora do gene da eNOS. A ocorrência do variante genética "C" na base de número - 786 do promotor do gene da eNOS reduz em mais de 50% a atividade promotora em células em cultura e também aumenta o risco de doença coronariana. Não se sabe se este polimorfismo genético afeta a biodisponibilidade sistêmica NO. Pretendemos avaliar os efeitos do polimorfismo genético T-786C do gene da eNOS sobre as concentrações plasmáticas de nitratos e nitritos. Estas espécies relacionadas ao NO refletem a biodisponibilidade sistêmica de NO e serão medidas pelo método da quimioluminescência. Para isto, voluntários sadios, do sexo masculino, não tabagistas, e que não estejam usando medicamentos serão genotipados para o polimorfismo T-786C da eNOS. Serão selecionados indivíduos portadores de genótipo "TT" a serem comparados com 15 indivíduos portadores de genótipo "CC" tendo por base a biodisponibilidade de NO (nitratos e nitritos). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)