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Redução de emissões poluentes nos motores de ignição por centelha através do uso de álcool pré-vaporizado, injeção direta múltipla e combustão com excesso de ar

Processo: 02/09699-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Josmar Davilson Pagliuso
Beneficiário:Fabiano Simao dos Santos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Motores de combustão interna   Emissão de gases

Resumo

Estuda-se a redução das emissões poluentes dos motores de combustão interna (CO, NOx, e THC) através da vaporização do seu combustível, no caso o etanol derivado da cana de açúcar. O uso de combustível gasoso resulta em maior velocidade das reações químicas no interior da câmara de combustão e consequentemente permite o trabalho com grande excesso de ar flean bum engine"). O uso de álcool para esta finalidade traz sobre o gás natural a vantagem adicional de não produzir emissões permanentes de dióxido de carbono e permitir o transporte do combustível no veículo na sua forma líquida. (AU)