Busca avançada
Ano de início
Entree

Operacionalização do sistema de aquisição de dados do detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg

Processo: 05/00214-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Instrumentação Astronômica
Pesquisador responsável:Odylio Denys de Aguiar
Beneficiário:César Augusto Costa
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ondas gravitacionais   Análise de dados   Detecção de ondas gravitacionais   Detector Mario Schenberg

Resumo

Previstas pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein, as ondas gravitacionais excitam os modos normais quadrupolares de oscilação de corpos elásticos, depositando-lhes energia e podendo, através do monitoramento destes, serem detectadas. A detecção de ondas gravitacionais abrirá uma nova janela de observação para o Universo, permitindo o estudo da dinâmica de campos gravitacionais fortes, além da descrição de objetos e processos astrofísicos, os quais não poderiam ser observados através da radiação eletromagnética. Inúmeros experimentos estão sendo construídos com este propósito, entre eles encontra-se o detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg. O detector consiste de uma antena esférica, com $65\,\mathrm{cm}$ de diâmetro e $1150\,\mathrm{kg}$, confeccionada em uma liga de cobre e alumínio. Sobre sua superfície serão acoplados 9 transdutores eletro-mecânicos que monitorarão o padrão oscilatório dos modos normais (monopolares e/ou quadrupolares) da esfera. Um sistema de aquisição de dados eficiente é um passo importante para a obtenção de resultados precisos e confiáveis. O sistema deverá ser responsável pela aquisição de dados, e pelo controle e monitoramento do detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg. Este projeto visa a implementação, operacionalização e a adequação deste sistema de aquisição de dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUIAR, O. D.; ANDRADE, L. A.; BARROSO, J. J.; CASTRO, P. J.; COSTA, C. A.; SOUZA, S. T. DE; WAARD, A. DE; FAUTH, A. C.; FRAJUCA, C.; FROSSATI, G.; ET AL. The Schenberg spherical gravitational wave detector: the first commissioning runs. Classical and Quantum Gravity, v. 25, n. 11, p. 0-0, June 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.