Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de polímeros biomiméticos ("molecularly imprinted polymers") em sistemas de análises em fluxo para a determinação espectrofotométrica de compostos enantioméricos em amostras ferment..

Processo: 05/59903-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Zezzi Arruda
Beneficiário:Ana Cristi Basile Dias
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrofotometria   Análise em fluxo   Extração em fase sólida

Resumo

A separação e quantificação de espécies químicas enantioméricas em misturas racêmicas têm sido bastante exigidas na indústria alimentícia como um requisito para o controle de qualidade. Desde que possuem mesma fórmula molecular e se diferenciam em funcionabilidade, técnicas seletivas de separação se fazem necessária para sua quantificação. Propõe-se, então, a exploração da separação enantiomérica empregando-se biomimetizadores moleculares (MIP's, "molecularly imprinted polymers") em sistemas de análises em fluxo. MIP's são polímeros que se moldam tridimensionalmente à molécula de interesse, deixando as cavidades da forma estrutural do analito impressas no mesmo. Desta forma, a estratégia de separação / concentração se torna altamente seletiva e bastante eficaz para compostos enantioméricos, que será implementada em sistemas de análises em fluxo objetivando simplicidade, robustez, rapidez e eficiência da separação. Como técnica de detecção, será explorada a espectrofotometria no UV-Vis. A utilização desta estratégia é inovadora para compostos enantioméricos, bem como sua combinação com MIP's em sistemas de análises em fluxo. Como aplicações, serão investigadas as determinações das espécies D(+) e L(-) do ácido láctico, um ácido orgânico identificador da presença de bactérias contaminantes durante o processo de fermentação alcoólica de açúcares para produção de álcool e de vinhos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, A. C. B.; FIGUEIREDO, E. C.; GRASSI, V.; ZAGATTO, E. A. G.; ARRUDA, M. A. Z. Molecularly imprinted polymer as a solid phase extractor in flow analysis. Talanta, v. 76, n. 5, p. 988-996, SEP 15 2008. Citações Web of Science: 64.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.