Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo do habitat para conservação de inimigos naturais em cultivo orgânico de hortaliças

Processo: 03/01497-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Evoneo Berti Filho
Beneficiário:Luís Cláudio Paterno Silveira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cultivo protegido   Pragas de plantas

Resumo

A agricultura orgânica é uma atividade de importância crescente em SP. Emprega várias substâncias naturais para o controle de pragas, que também afetam os inimigos naturais. Métodos seguros e não menos naturais devem ser desenvolvidos de modo a atender as necessidades dos produtores, e para sua completa integração com o mercado consumidor. Este projeto tem o objetivo de estudar a conservação de inimigos naturais em área de hortaliças folhosas e de frutos cultivadas sob sistema de agricultura orgânica no estado de São Paulo. Inicialmente será feito o levantamento numérico de insetos herbívoros e de seus inimigos naturais em área de agricultura orgânica comercial, para identificar os principais problemas dos produtores de hortaliças. Após o agrupamento das espécies vegetais segundo sua aptidão em hospedar pragas ou inimigos naturais, serão testadas em campo e em casas-de-vegetação algumas alternativas de métodos de conservação de inimigos naturais, sobretudo os cultivos em faixas, o manejo de plantas nativas e ou invasoras na área e a consorciação de culturas. Identificando-se os pontos principais de interesse dos produtores e as pragas mais comuns, aumentando-se a diversidade de plantas e estudando sua disposição e manejo no habitat, espera-se obter o controle biológico natural das principais pragas dos cultivos de hortaliças sob agricultura orgânica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATERNO SILVEIRA, LUIS CLAUDIO; BERTI FILHO, EVONEO; ROSA PIERRE, LEONARDO SANTA; CUNHA PERES, FERNANDA SALLES; CASSA LOUZADA, JULIO NEIL. MARIGOLD (Tagetes erecta L.) AS AN ATTRACTIVE CROP TO NATURAL ENEMIES IN ONION FIELDS. Scientia Agricola, v. 66, n. 6, p. 780-787, 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.