Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da intensidade de luz, sistemas e metodos de fotoativacao no selamento marginal de restauracoes em resina composta.

Processo: 01/01960-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Mario Honorato da Silva e Souza Junior
Beneficiário:Ana Paula Chedid Cavalcanti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Microinfiltração marginal   Adaptação marginal dentária

Resumo

As resinas compostas, apesar das constantes melhorias, ainda apresentam problemas como sensibilidade pós-operatória, desgaste, contração de polimerização e infiltração marginal. Recentes estudos têm mostrado a vantagem de se utilizar diferentes métodos de fotoativação para a obtenção de um bom selamento marginal. O propósito deste estudo é avaliar a influência da intensidade de luz, com o uso de diferentes métodos de fotoativação, por intermédio de dois sistemas: fonte halógena e arco de plasma de xenônio, no selamento marginal de restaurações em resina composta. Para isto, serão utilizados 75 incisivos bovinos, nos quais serão preparadas cavidades de classe V, na raiz, com o intuito de ter toda a cavidade situada em dentina. Esses dentes serão aleatoriamente divididos em cinco grupos, de acordo com o método e o sistema de fotoativação. Todas as unidades, após condicionadas, serão tratadas com o sistema adesivo Single Bond (3M Dental) e restauradas com a resina composta Z100 (3M Dental), pela técnica incremental. Após o polimento das restaurações os espécimes serão termociclados, imersos em solução de fucsina básica a 0,5% e seccionados para análise da infiltração marginal Através do programa Imagetool. Os resultados serão submetidos à análise de variância a um critério fixo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA JACINTA M. COELHO SANTOS; MÁRIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JÚNIOR; GILDO COELHO SANTOS JÚNIOR; OMAR EL-MOWAFY; ANA PAULA CHEDID CAVALCANTI; CARLA FARAH NEME. Influence of light intensity and curing cycle on microleakage of Class V composite resin restorations. Journal of Applied Oral Science, v. 13, n. 2, p. 193-197, Jun. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.