Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficacia e seguranca da suplementacao de creatina em pacientes fibromialgicos: um estudo clinico, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo.

Processo: 09/54399-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 10 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
Beneficiário:Bruno Gualano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Reumatologia   Fibromialgia   Metabolismo energético

Resumo

A fibromialgia (FM) é uma condição crônica de etiologia desconhecida e fisiopatologia pouco compreendida, caracterizada por dor generalizada e diversos sintomas associados, como fadiga e fraqueza musculares, distúrbio do sono, dor de cabeça, síndrome do intestino irritável e desordens de humor. Estudos recentes sugerem que reduções nas concentrações musculares e cerebrais de importantes substratos energéticos, como ATP e creatina, poderiam ser parcialmente responsáveis por vários desses sintomas. Nesse contexto, especula-se que a suplementação de creatina (Cr) poderia aumentar a oferta energética muscular e cerebral e, dessa forma, atenuar o quadro clínico na FM. Nesse estudo, a eficácia e segurança da suplementação de Cr serão investigadas em pacientes fibromiálgicos. Será conduzido um ensaio clínico aleatorizado, duplo-cego e controlado por placebo. No período basal e após 16 semanas de intervenção, os pacientes serão submetidos a avaliações de força, função muscular, condicionamento aeróbio, dor, qualidade de vida e sono, cognição e função renal. Além disso, serão realizadas espectroscopias de fósforo e hidrogênio por ressonância magnética para análises das concentrações de fosforilcreatina e ATP musculares e Cr cerebral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, JR., M.; BARRETO, G.; BOOBIS, L.; HARRIS, R.; ROSCHEL, H.; TRICOLI, V.; UGRINOWITSCH, C.; NEGRAO, C.; GUALANO, B. Incidence of adverse events associated with percutaneous muscular biopsy among healthy and diseased subjects. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS, v. 22, n. 2, p. 175-178, APR 2012. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.