Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de anticorpos anti-U1RNP, anticentrômetro e anti-topoisomerase I na neuropatia do trigêmeo

Processo: 04/14921-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
Beneficiário:Iana Sousa Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos   Escleroderma sistêmico   Doenças do nervo trigêmeo   Técnicas e procedimentos diagnósticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Anticorpos | Esclerose Sistemica | Neuropatia Do Trigemeo

Resumo

Neuropatia do trigêmeo (NT) tem sido relatada na doença mista do tecido conjuntivo (DMTC) e na esclerose sistêmica (ES), muitas vezes como primeiro sintoma das mesmas. O anticorpo anti-U1RNP, detectado isoladamente e em altos títulos na DMTC e presente em alguns pacientes com ES, tem um papel na patogênese da NT. Por outro lado, pouco se sabe da relevância dos anticorpos anti-topoisomerase I (anti-Scl 70) específicos da ES e, anticentrômero (ACA) detectados em pacientes com a forma limitada do envolvimento cutâneo da ES, nessa manifestação neurológica, Objetivo: Este projeto avaliará a prevalência dos anticorpos anti-U1RNP, ACA e anti-Scl 70 na NT idiopática visando o diagnóstico e a intervenção terapêutica precoces para a antecipação de possíveis complicações da DMTC e da ES com impacto positivo na morbimortalidade destes pacientes. Pacientes e Métodos: Serão incluídos 50 pacientes acompanhados no Depto.; de Neurologia do HCFMUSP com diagnóstico de NT idiopática. O soro dos pacientes será analisado quanto à presença de anticorpos anti-U1RNP, ACA e anti-Scl 70 através das técnicas estabelecidas no Laboratório de Investigação Médica, Lim17, Disciplina de Reumatologia FMUSP. Os achados serão correlacionados com o quadro clínico do paciente. Como controle será incluído soro de 50 indivíduos saudáveis com idade e sexo pareados ao do grupo de pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, IANA SOUZA; BONFA, ELOISA; DE CARVALHO, JOZELIO FREIRE; SAAD, CARLA GONCALVES; GALHARDO VENDRAMINI, MARGARETE BORGES; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN; MARINHO NOBREGA, JOSE CLAUDIO; TRINDADE VIANA, VILMA SANTOS. Clues for Previously Undiagnosed Connective Tissue Disease in Patients With Trigeminal Neuralgia. JCR-JOURNAL OF CLINICAL RHEUMATOLOGY, v. 16, n. 5, p. 205-208, . (04/14921-1)