Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validacao de metodos analiticos baseados em cromatografia liquida de alta eficiencia e cromatografia liquida de ultra eficiencia acopladas em tandem ao espectrometro de massas..

Processo: 10/50403-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Sales Fontes Jardim
Beneficiário:Liane Maldaner
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57897-9 - Preparação, caracterização e aplicação de novas fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência e eletrocromatografia, AP.TEM
Assunto(s):Água

Resumo

A crescente demanda e oferta de novos produtos químicos levaram ao incremento, no ambiente, de grandes quantidades de diversos compostos químicos provenientes das atividades agrícolas, industriais, domésticas dentre muitas outras, que atingem vários compartimentos ambientais, sendo os cursos de água superficial e subterrânea inevitavelmente o destino principal. Nos últimos anos, uma grande preocupação tem sido voltada a contaminação do meio ambiente pelos compostos orgânicos emergentes (COE), que englobam os fármacos e os produtos de higiene pessoal (FPHP) e os interferentes endócrinos (IE), devido ao risco potencial que estes compostos conferem à saúde do homem e aos ecossistemas aquáticos. Dentro deste contexto, neste projeto pretende-se desenvolver e validar métodos analíticos rápidos e eficientes para a determinação em água de compostos orgânicos emergentes, mais especificamente, fármacos e agrotóxicos que são apontados como COE, empregando a extração em fase sólida (EFS) como técnica de preparo de amostra e a cromatografia líquida de alta eficiência e a cromatografia líquida de ultra eficiência acopladas em tandem ao espectrômetro de massas (CL-EM/EM) e (CLUE-EM/EM), respectivamente, como técnicas de análise. O desenvolvimento e a aplicação do método na análise de compostos orgânicos emergentes em água irão contribuir para estimar a contaminação dos cursos de água no Brasil, uma vez que ainda se tem uma escassez de publicações reportando este tipo de estudo. (AU)