Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão de receptores de estrógeno e progesterona, E-caderina, citoqueratinas 5 e 14, vimentina, c-kit, PCNA e PTEN em neoplasias mamárias induzidas em camundongos Balb/c por 7,12-dimetilbenzantraceno (DMBA)

Processo: 10/00874-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Marcello Vannucci Tedardi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos   Imuno-histoquímica   Neoplasias mamárias   Carcinógenos

Resumo

O 7,12-dimetilbenzantraceno (DMBA) é um carcinógeno que desencadeia o desenvolvimento de neoplasias mamárias e tem sido utilizado em modelos de carcinogênese química em camundongos. Experimento previamente realizado no Laboratório de Oncologia Experimental e Comparada do Departamento de Patologia da FMVZ - USP mostrou que doses de 1, 3, 6 e 9 mg por animal, são capazes de induzir o desenvolvimento de neoplasias mamárias em camundongos Balb/c. Entretanto, pouco se sabe sobre esses tumores. O objetivo desse projeto é estudar, nas neoplasias mamárias de camundongos, a expressão de receptores de estrógeno e progesterona, de e-caderina,citoqueratinas 5 e 14, vimentina, c-kit, PTEN, bem como a proliferação celular por meio do PCNA. Para tanto, os tumores serão classificados histopatologicamente e submetidos a reações de imunohistoquímica com os anticorpos específicos para os antígenos acima. Pretende-se, desta forma, melhor caracterizar este modelo de carcinogênese em camundongos, e compará-lo com as neoplasias humanas e caninas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, KRISHNA DURO; TEDARDI, MARCELLO VANNUCCI; COGLIATI, BRUNO; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Higher Incidence of Lung Adenocarcinomas Induced by DMBA in Connexin 43 Heterozygous Knockout Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.