Busca avançada
Ano de início
Entree

Carcinogênese mamária e pulmonar in vitro: estudo da proliferação celular, apoptose, capacidade de comunicação por junções do tipo gap e expressão de conexinas durante o processo

Processo: 09/52106-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Gregory Mennecier
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Junções Gap   Transformação celular neoplásica   Conexinas

Resumo

Neoplasias mamárias e pulmonares são muito prevalentes no homem e, dentre os animais domésticos, também nos cães. É imprescindível que se elaborem modelos de estudo para estas neoplasias visando testar novos agentes preventivos e terapêuticos. Este projeto pretende estabelecer modelos de carcinogênese mamaria e pulmonar in vitro, e vai ao encontro de tendências atuais que preconizam evitar o uso de modelos animais sempre que possível. Serão utilizadas células epiteliais mamárias imortalizadas e não neoplásicas MCF10A, e também células epiteliais pulmonares E10 oriundas do ATCC (American Type Culture Collection). Ambas as linhagens serão transformadas com o carcinógeno do tabaco NNK. Será realizado o estudo da proliferação celular com o uso do marcador bromodeoxiuridina (BrDU) e por citometria de fluxo; será avaliada a viabilidade celular por meio do cristal violeta, será realizada a avaliação da morte celular e apoptose por meio do corante acridina orange e marcação da caspase 3 clivada. O estudo da capacidade de comunicação será feito por meio da microinjeção do marcador fluorescente Lucifer Yellow e quantificação, por sistema de análise de imagens, das células que adquiriram este marcador. Em seguida, serão estudadas a expressão das conexinas 26 e 43 por imuno-histoquímica e por PCR em Tempo Real. Espera-se desta forma caracterizar os modelos e permitir que sejam estudados, in vitro, agentes quimiopreventivos do câncer, e seus mecanismos de ação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENNECIER, GREGORY; TORRES, LUCIANA N.; COGLIATI, BRUNO; SANCHES, DANIEL S.; MORI, CLAUDIA M.; LATORRE, ANDREIA O.; CHAIBLE, LUCAS M.; MACKOWIAK, IVONE I.; NAGAMINE, MARCIA K.; DA SILVA, TEREZA C.; FUKUMASU, HEIDGE; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Chronic exposure of lung alveolar epithelial type II cells to tobacco-specific carcinogen NNK results in malignant transformation: A new in vitro lung carcinogenesis model. Molecular Carcinogenesis, v. 53, n. 5, p. 392-402, MAY 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.