Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da administração de diferentes dose de b-caroteno sobre a genotoxidade em células pulmonares induzidas quimicamente pela uretana em camundongos portadores de deleção em um dos alelos da..

Processo: 04/05470-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Paula Hiromi Itikawa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimioprevenção   Conexina 43   beta Caroteno   Uretana

Resumo

O Beta-caroteno tem sido implicado como agente quimiopreventivo do câncer em estudos epidemiológicos e em modelos experimentais, porém há controvérsias quanto ao seu papel quimiopreventivo em neoplasmas pulmonares humanos. Entre seus efeitos, demonstrou-se que o Beta-caroteno aumenta, in vitro, a expressão da Cx43. Camundongos geneticamente manipulados foram criados, nele? há a deleção de um dos alelos da Cx43, já que animais knockout homozigotos para esta conexina não sobrevivem. No presente projeto, pretende-se estudar o efeito a administração de diferentes doses de Beta-caroteno a camundongos portadores de deleção de um dos alelos da Cx43, submetidos ao tratamento com a uretana. Para tanto, será realizada a quantificação das lesões no DNA de células pulmonares através do Ensaio do Cometa. (AU)