Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos quimiopreventivos e antineoplásicos do guaraná, Paulínia cupana

Processo: 02/02736-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Heidge Fukumasu
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Guaraná

Resumo

O guaraná vem sendo utilizado como estimulante pelos índios da tribo Saterê-Maué durante séculos. Atualmente o guaraná é utilizado na composição de inúmeros produtos. O extrato derguaraná apresenta em sua composição os radicais metil-xantínicos, como a cafeína, teobromina e teofilina, ocorrendo também taninos, saponinas, catequinas, epicatequinas, proantrocianidóis, e outros componentes de menor expressão. Notando que o guaraná apresenta altos níveis de taninos, e que alguns taninos específicos possuem a função de prevenção do câncer, pode o guaraná ser anti-cancerígeno? O objetivo do projeto é avaliar os efeitos da administração da Paullinia cupana sobre lesões pré-neoplásicas desenvolvidas em modelo de hepatocarcinogênese em camundongos. Oitenta camundongos BALB/c serão divididos em 4 grupos (10 machos e 10 fêmeas cada grupo). Todos grupos de camundongos com 15 dias de vida receberão intraperitonealmente, 5 μg/g. do carcinógeno dietilnitrosamina (DEN). Após o desmame três grupos receberão diariamente, por 25 semanas, a raiz de paullinia cupana adicionada a ração nas doses de 0.3, 3.0, e 6.0 mg/ml. Um grupo de camundongos será tratado apenas com a DEN aos 15 dias de vida, e será considerado o controle do experimento. No sacrifício os camundongos e os fígados serão pesados, examinados quanto à presença de lesões macroscopicamente visíveis. Estas lesões serão contadas e medidas em cada lobo hepático e histologicamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUKUMASU, HEIDGE; SILVA, TEREZA CRISTINA DA; AVANZO, JOSÉ LUIS; LIMA, CYNTIA ESTEVES DE; MACKOWIAK, IVONE ISABEL; ATROCH, ANDRÉ; SPINOSA, HELENICE DE SOUZA; MORENO, FERNANDO SALVADOR; DAGLI, MARIA LUCIA ZAIDAN. Chemopreventive effects of Paullinia cupana Mart var. sorbilis, the guaraná, on mouse hepatocarcinogenesis. Cancer Letters, v. 233, n. 1, p. 158-164, Feb. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.