Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos de Pfaffia paniculata sobre o crescimento do Tumor de Ehrlich em suas formas ascítica e sólida

Processo: 00/05312-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Patrícia Matsuzaki
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas medicinais   Carcinoma de Ehrlich   Antineoplásicos

Resumo

Estudos realizados demonstraram que substâncias extraídas a partir da raiz de Pfaffia paniculata, conhecida no Brasil pelos nomes de "ginseng do Brasil" e "paratudo", possuem efeitos inibitórios sobre o crescimento de células tumorais in vitro. Relata-se também que esta planta apresenta efeitos anti-inflamatórios. Neste projeto, pretende-se estudar o efeito das raízes da espécie vegetal Pfaffia paniculata, em camundongos inoculados com o tumor de Ehrlich na forma ascítica e na forma sólida. Para tanto, camundongos serão inoculados com suspensão contendo células do tumor de Ehrlich na cavidade peritoneal, e receberão diariamente, por gavagem, solução contendo Pfaffia paniculata. O crescimento tumoral será quantificado após 10 dias, e comparado com o de camundongos que não receberam a planta. Outro grupo de camundongos receberá inoculo contendo células do tumor de Ehrlich no coxim plantar, e também receberá diariamente solução contendo P.paniculata por via oral; o crescimento tumoral será avaliado através de mensuração da espessura do coxim plantar durante 10 dias, e comparado com a evolução do tumor em camundongos não tratados com a raiz. Os coxins plantares serão excisados e estudados histologicamente no final do experimento. Pretende-se desta forma avaliar os efeitos desta raiz sobre o crescimento tumoral in vivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUZAKI‚ P.; AKISUE‚ G.; OLORIS‚ S.C.S.; GÓRNIAK‚ S.L.; DAGLI‚ M.L.Z. Effect of Pfaffia paniculata (Brazilian ginseng) on the Ehrlich tumor in its ascitic form. Life Sciences, v. 74, n. 5, p. 573-579, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.