Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de redes neurais artificiais e sensoriamento remoto na classificacao da area urbana de presidente prudente, sp.

Processo: 01/01835-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo
Beneficiário:Leticia Sabo Boschi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Redes neurais (computação)

Resumo

A grande diversidade de padrões das áreas urbanas dificulta a classificação em uso e ocupação do solo a partir de dados orbitais de sensoriamento remoto. Muitas vezes é necessário usar outros indicadores, que não sejam apenas espectrais, mas que considerem essas variações de padrão. Os modelos de redes neurais artificiais, diferente de muitos classificadores convencionais usados em sensoriamento remoto, permitem a incorporação de dados de natureza não espectral na classificação. Para verificar essa condição, pretende-se dimensionar e treinar uma rede neural artificial que possibilite discriminar variações na densidade de ocupação, a partir de dados de sensoriamento remoto e temáticos e aplicá-la na classificação da área urbana e de expansão urbana de Presidente Prudente. (AU)