Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do polimorfismo da Enzima Conversora de Angiotensina I (ACE) nos parâmetros antropométricos e na sensibilidade à insulina em crianças e adolescentes obesas e a resposta ao tratamento multidisciplinar de mudança do estilo de vida

Processo: 09/00337-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sandra Mara Ferreira Villares
Beneficiário:Vinicius Augusto Ferreira Lemes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Resistência à insulina   Obesidade pediátrica

Resumo

Este projeto de pesquisa se propõe a estudar o impacto dos polimorfismos da enzima conversora de angiotensina I em crianças e adolescentes obesos quanto aos parâmetros antropométricos, hipertensão arterial e resistência à insulina. Sabe-se que a associação entre obesidade infantil e risco cardiovascular mantém-se na adolescência e incrementa-se na vida adulta, levando, conseqüentemente, ao aparecimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, síndrome metabólica, diabetes tipo II e doença das artérias coronárias.O polimorfismo I/D do gene da ACE tem um papel central na ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona e relaciona-se à piora do perfil metabólico. Estudos são conflitantes quando avaliam variantes I/D do gene da ACE e o metabolismo da glicose, hipertensão e risco de doenças inflamatórias. Esta pesquisa também avaliará o efeito do polimorfismo I/D do gene da ACE na resposta à intervenção, quando as crianças e adolescentes obesos forem submetidos ao tratamento multidisciplinar com mudança do estilo de vida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMES, VINICIUS A. F.; NEVES, ANA LUISA; GUAZZELLI, ISABEL C.; FRAZZATTO, ELIANA; NICOLAU, CHRISTIANE; CORREA-GIANNELLA, MARIA LUCIA; VELHO, GILBERTO; VILLARES, SANDRA M. F. Angiotensin converting enzyme insertion/deletion polymorphism is associated with increased adiposity and blood pressure in obese children and adolescents. Gene, v. 532, n. 2, p. 197-202, DEC 15 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.