Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de linhagens fungicas e bacterianas pre-selecionadas visando possiveis propriedades antibioticas contra escherichia coli.

Processo: 06/50210-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Pedro de Oliva Neto
Beneficiário:Fadi Antoine Taraboulsi Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Antibióticos   Aflatoxinas   Escherichia coli

Resumo

A espécie Escherichia coli apresenta uma diversidade patogênica enorme, com pelo menos cinco categorias que causam infecção intestinal por diferentes mecanismos e outras ligadas a infecções urinárias, meningites e outras infecções extra-intestinais. É uma das principais causas de diarréia em todo o mundo, responsável por mais da metade dos cinco milhões de casos anuais de diarréia dos viajantes e uma das principais causas de desidratação por diarréia em crianças nos países em desenvolvimento. No caso das infecções urinárias, compreende cerca de 80% das manifestações em crianças, principalmente em recém-nascidos. A maneira mais comum de contágio é a ingestão de água e alimentos contaminados. É a bactéria mais freqüente nas infecções hospitalares. O presente projeto tem como norte a observação da possível ação antibacteriana de extratos obtidos de cultura de linhagens fúngicas e bacterianas pré-selecionadas, no Laboratório de Bioquímica e Microbiologia da UNESP, campus de Assis, além de outros microorganismos (fungos e bactérias) coletados na Mata Atlântica da cidade de Ubatuba, através de análise de curva de crescimento de Escherichia coli mediante uso dos extratos preparados, determinação da Concentração Mínima Inibitória (CMI) para os extratos obtidos das linhagens e um estudo sobre a existência ou não de aflatoxinas nos extratos fúngicos preparados, através de métodos de cromatografia. (AU)