Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do implante de polimetilmetacrilato (pmma) em pacientes com lipodistrofia facial por uso de anti-retrovirais atraves de metodos clinicos, histopatologicos e ultra-sonograficos.

Processo: 07/51249-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Aparecida Machado de Moraes
Beneficiário:Herberti Rosique Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Antirretrovirais   Lipodistrofia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Antiretrovirais | Lipodistrofia | Polimetilmetacrilato

Resumo

A infecção pelo vírus da imunodeficiênica humana (AIDS) acarreta várias alterações cutâneas bem como os tratamentos atuais com os anti-retrovirais, uma das reações adversas mais indesejadas é a lipodistrofia facial, quador consumptivo do tecido gorduroso, levando a deformidades expressivas. É, atualmente, uma das condições mais indesejadas destes pacientes, que, a despeito da sobrevida prolongada pelos medicamentos tem o convívio com a condição desfigurante facial. Vários recursos vêm sendo utilizadas no tratamento da lipodistrofia sendo o polimetilmetacrilato (PMMA) um recurso disponível e com resultados satisfatórios. Porém pouco se conhece sobre seus efeitos adversos e sua real permanência na pele. O estudo proposto pretende realizar os implantes faciais com PMMA, acompanhar as possíveis reações adversas, estudar as ações histopatológicas e o efeito e permanência do implante por ultra-sonografia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)