Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimizacao de processamento de componentes aeronauticos em compositos termorrigidos via estudos reo-cineticos de matrizes polimericas.

Processo: 02/01808-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Mirabel Cerqueira Rezende
Beneficiário:Michelle Leali Costa
Instituição-sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos poliméricos

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos poliméricos termorrígidos tem como uma de suas finalidades formar um conjunto de materiais que combine elevados valores de resistência mecânica e rigidez e baixa massa específica. Para essa finalidade, os compósitos são obtidos mediante a utilização de fibras de reforço aglutinadas com uma matriz polimérica em um estágio intermediário da polimerização, conhecidos como pré-impregnados (prepregs). A indústria aeronáutica nacional tem mostrado muito interesse em dominar essa tecnologia de otimização de ciclos de cura, destinados a consolidar peças em compósitos poliméricos, com a maximização de propriedades mecânicas, a redução de perdas decorrentes do uso inadequado de ciclos de cura e, conseqüentemente, a redução de custos. Só que para isso, é necessário realizar um estudo sistemático do comportamento cinético, reológico e físico-químico da matriz polimérica dos prepregs. Este projeto objetiva correlacionar as características físico-químicas, mecânicas e térmicas dos prepregs, obtidas por análises térmicas e reológica, propondo uma matriz de soluções com ciclos de cura otimizados e mais adequados dos prepregs hoje utilizados no setor aeronáutico, visando um menor custo na produção e maior desempenho dos componentes da nossa indústria aeronáutica. Este trabalho será desenvolvido em parceira com a EMBRAER. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA‚ JAP; COSTA‚ ML; REZENDE‚ MC. Study of the hygrothermal effects on the compression strength of carbon tape/epoxy composites. Latin American Journal of Solids and Structures, v. 5, n. 2, p. 157-170, 2008.
LILIANA B. NOHARA; EVANDRO L. NOHARA; ANDREZA MOURA; JOSEANE M. R. P. GONÇALVES; MICHELLE L. COSTA; MIRABEL C. REZENDE. Study of crystallization behavior of poly(phenylene sulfide). POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 16, n. 2, p. 104-110, Jun. 2006.
JOSÉ ANTÔNIO P. CUNHA; MICHELLE L. COSTA; MIRABEL C. REZENDE. Influência de diferentes condições higrotérmicas na resistência à tração de compósitos de fibra de carbono/epóxi modificada. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 16, n. 3, p. 193-201, 2006.
MICHELLE L. COSTA; JANE M. F. DE PAIVA; EDSON C. BOTELHO; MIRABEL C. REZENDE. Avaliação térmica e reológica do ciclo de cura do pré-impregnado de carbono/epóxi. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 13, n. 3, p. 188-197, Jul. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.