Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da propagação de danos em compósitos poliméricos de uso aeronáutico submetidos à compressão após impacto e condicionamento ambiental

Processo: 02/02057-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica, Aeroespacial
Pesquisador responsável:Mirabel Cerqueira Rezende
Beneficiário:Jane Maria Faulstich de Paiva
Instituição Sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compositos Aeronauticos | Compressao Apos Impacto | Condicionamento Ambiental | Propagacao De Danos | Propriedades Mecanicas

Resumo

Este projeto tem por objetivo principal o estudo da propagação de danos em compósitos de uso aeronáutico após esses serem submetidos a impactos de baixa energia, com diferentes cargas, e ao condicionamento ambiental em condições controladas. Este estudo permitirá ampliar os conhecimentos na área de propagação de danos em componentes aeronáuticos, gerando uma matriz de soluções na prevenção de riscos e na estimativa da vida útil do material. Para realizar este projeto serão laminados diversos compósitos, consistindo de três tipos de resina epóxi e dois tipos de tecido de fibras de carbono, hoje utilizados no setor aeronáutico. Estes compósitos laminados serão avaliados inicialmente quanto aos comportamentos mecânico (tração, flexão, cisalhamento interlaminar, compressão e compressão após impacto (CAI), térmico (TG) e térmico-dinâmico-mecânico (DMTA), para caracterizar os laminados a serem utilizados como material de referência. Em seguida, os diferentes laminados serão submetidos a impactos de baixa energia, com diferentes cargas, utilizando-se o método da queda de esfera e submetidos ao condicionamento ambiental controlado. Os danos gerados nesta fase serão monitorados via inspeção não-destrutiva (ultrasom) e, posteriormente, submetidos aos ensaios CAI. A propagação de danos será monitorada nesta fase por análises por microscopia eletrônica de varredura e a propriedade CAI dos compósitos será comparada antes e após o impacto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANE M. F. DE PAIVA; SÉRGIO MAYER; GERALDO M. CÂNDIDO; MIRABEL C. REZENDE. Avaliação da temperatura de transição vítrea de compósitos poliméricos reparados de uso aeronáutico. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 16, n. 1, p. 79-87, . (02/02057-5)
MICHELLE L. COSTA; JANE M. F. DE PAIVA; EDSON C. BOTELHO; MIRABEL C. REZENDE. Avaliação térmica e reológica do ciclo de cura do pré-impregnado de carbono/epóxi. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 13, n. 3, p. 188-197, . (02/01808-7, 02/01288-3, 02/02057-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.