Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações eletrônicas em compostos epitaxiais III-V e IV-VI

Processo: 02/00720-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Andre Bohomoletz Henriques
Beneficiário:Luciana Kazumi Hanamoto
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/10359-7 - Pesquisas em semicondutores em baixas temperaturas e campos magnéticos intensos, AP.TEM
Assunto(s):Super-redes   Poços quânticos   Semicondutores

Resumo

a) Semicondutores IH-V. Em heteroestruturas InP/InxGa1-xAs, a presença de uma camada interfacial entre o InP crescido sobre InGaAs degrada as propriedades ópticas e de transporte da estrutura. Para estabelecer as condições de crescimento que resultem em interfaces abruptas, são necessários métodos confiáveis de caracterização das camadas interfaciais. Neste trabalho, desenvolveremos um método de caracterização baseado em medidas de magneto-transporte que permite a caracterização de camadas interfaciais finas (< 15 A) com boa precisão. Este método está fundamentado no indício de que uma parte dos átomos de dopantes que incidem nas camadas interfaciais deixa de ser eletricamente ativa. As razões dessa inatividade elétrica precisam ser esclarecidas e pretendemos investigar se a principal causa dessa perda de dopantes ativos se deve à menor taxa de incorporação de dopantes ou à formação de defeitos profundos nas camadas interfaciais. b) Semicondutores IV-VI. Em semicondutores IV-VI, propomos fazer as caracterizações ópticas e estudar os efeitos do confinamento eletrônico sobre a interação entre portadores livres e íons magnéticos em heteroestruturas IV-VI crescidas por MBE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L. K. HANAMOTO; A. B. HENRIQUES; P. H. DE OLIVEIRA RAPPL; N. F. OLIVEIRA; A. Y. UETA; E. ABRAMOF. Magnetic field induced absorption in Pb xEu1-xTe magnetic semiconductors. Brazilian Journal of Physics, v. 34, n. 2b, p. 687-689, Jun. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.