Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo, implementação e análise de algoritmos de caminho mínimo em malhas viárias reais

Processo: 99/01496-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1999
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Vitória Maria Miranda Pureza
Beneficiário:Carlos Henrique de Oliveira Nunes
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Logística   Problemas de roteamento de veículos   Algoritmos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caminhos Minimos | Gis | Logistica | Roteamento De Veiculos

Resumo

Estudo, implementação e análise do desempenho de três algoritmos utilizados no cálculo de caminhos mínimos (shortest paths). O cálculo do caminho mínimo é uma etapa crítica em operações logísticas onde a definição de rotas em malhas viárias precisa ser realizada em um curto espaço de tempo. Por esta razão, existe um grande interesse na escolha do algoritmo mais adequado, em especial por parte das empresas que desenvolvem pacotes comerciais de roteamento. Apesar da literatura apontar vários estudos empíricos acerca do desempenho de algoritmos, só mais recentemente surgiu a preocupação em se definir aqueles que resultam em respostas mais rápidas em malhas viárias reais. Os objetos de estudo deste projeto consistem no algoritmo de Crescimento de Grafos, o algoritmo de Dijkstra implementado com buckets aproximados e o algoritmo de Dijkstra implementado com buckets duplos. O projeto contará com a participação e apoio da empresa GFMI software, localizada em Ribeirão Preto - SP, especializada no desenvolvimento de sistemas comerciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)