Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de solubilidade e cinética de cristalização de moléculas orgânicas através de calorimetria diferencial de varredura (DSC)

Processo: 03/06347-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Marco Giulietti
Beneficiário:Rosana Emi Tamagawa
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05275-9 - Cristalização de produtos orgânicos por mudança de meio, AP.TEM
Assunto(s):Cristalização   Varredura diferencial de calorimetria   Solubilidade

Resumo

Uma dificuldade em estudos de determinação de solubilidade e dados cinéticos de cristalização é o estabelecimento de uma metodologia que permita medidas precisas das variáveis envolvidas nos fenômenos de dissolução e crescimento, principalmente quando estes ocorrem em intervalos de tempo muito curtos, dificultando as medidas. Além de precisão, é desejável que o método permita medidas in situ, essencial para obtenção de dados realísticos e em tempo real. Neste trabalho propõe-se a aplicação da técnica DSC para determinação de solubilidade e dados cinéticos de moléculas orgânicas de relevância industrial. A técnica proposta, além de permitir medidas in situ de alta precisão, com baixos limites de detecção e alta velocidade de resposta, ideais na detecção de eventos ocorrentes em intervalos curtos de tempo, é também um método com grande flexibilidade de aplicação, sendo que a variável envolvida (calor de dissolução ou crescimento) é comum de qualquer sistema, independente do tipo de molécula. A aplicação da técnica em estudos de cristalização se baseia no monitoramento do calor de dissolução ou de cristalização, o qual pode ser relacionado com variáveis do processo, como exemplo a concentração, permitindo a determinação de solubilidade assim como da cinética de cristalização. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.