Busca avançada
Ano de início
Entree

Distinção de espécies crípticas de Passifloraceae do estado de São Paulo e outros estados brasileiros

Processo: 04/14436-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Luís Carlos Bernacci
Beneficiário:Carla Fernanda Nardin
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Passiflora   Passifloraceae   Maracujá   Biodiversidade

Resumo

As Passifloraceae são importantes economicamente e ecologicamente, apresentando um grande número de espécies. Apesar de estudos recentes, não há consenso sobre o número de espécies na família, sendo que entre várias espécies a semelhança é muito acentuada, de forma que a correta identificação toma-se uma tarefa difícil. De maneira geral, a variação morfológica é muito grande nas Passifloraceae e a utilização de técnicas adequadas e a realização de estudos e descrições detalhadas podem possibilitar um melhor reconhecimento das espécies, mesmo se crípticas. Pretende-se realizar medidas de características morfológicas (especialmente vegetativas, tais como da lâmina foliar, caule e estipulas) de diferentes espécies, de difícil distinção, de Passifloraceae que serão utilizadas para a realização de análises multivariadas (particularmente PCA). Paralelamente, serão preparados materiais para a realização de descrições detalhadas da lâmina foliar e da vedação, incluindo as mesmas espécies utilizadas nas análises multivariadas, no intuito de obterem-se elementos para o reconhecimento destas espécies. Adicionalmente, pretende-se contribuir para um conhecimento ainda mais aprofundado sobre a taxonomia de espécies de Passifloraceae, especialmente de São Paulo e sudeste brasileiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NARDIN, CARLA FERNANDA; BERNACCI, LUIS CARLOS; PLOTZE, RODRIGO O.; BRUNO, ODEMIR M.; SHEPHERD, GEORGE J. Recognition and differentiation of species in the Passiflora sidifolia complex. BOTANY, v. 93, n. 12, p. 809-824, DEC 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.