Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de sensores eletroquímicos em investigações de genotoxicidade

Processo: 08/04209-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Danielle Cristhina Melo Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Genotoxicidade   Eletroanalítica   DNA

Resumo

Uma área de grande relevância no Brasil está relacionada a estudos genotóxicos, onde existe carência. A aplicação de biossensores como ferramentas simples, sensíveis, rápidas, seletivas, reprodutíveis e miméticos do que ocorre em nível farmacológico, é interessante e já é realizada por alguns grupos de pesquisa no exterior. Pretende-se desenvolver biossensores nesta área, principalmente na detecção de lesões causadas ao DNA, assim como pesquisas no desenvolvimento e aplicação de biossensores para diagnóstico e caracterização in vivo de processo de dano oxidativo ou outros danos envolvendo o DNA (ds-DNA de timo de bezerro) por quinonas (por exemplo, alfa e beta-lapachonas e juglona - e nitroaromáticos como metronidazol e niclosamida). Do mesmo modo, substâncias antioxidantes tornam-se relevantes na participação deste processo. Dessa forma, pretende-se realizar novas abordagens na área de eletroquímica e química medicinal, obtendo-se domínio de técnicas bioeletroquímicas e ultramicroeletroquímicas no desenvolvimento de ferramentas úteis, biossensores, para comparar técnicas de hibridização desses dispositivos com técnicas de biologia molecular para triagem de compostos importantes. Assim, possibilitando a formação de recursos humanos (alunos de iniciação científica e mestrado), geração de patentes e parcerias com empresas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTI, MARCIO; CARVALHAL, RAFAELA F.; MENDES, RENATA K.; FERREIRA, DANIELLE C. M.; KUBOTA, LAURO T. Biosensors Based on Gold Nanostructures. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 22, n. 1, p. 3-20, 2011. Citações Web of Science: 63.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.