Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanoestruturas baseadas na química supramolecular de ciclodextrinas para aplicação em sistemas de reconhecimento molecular seletivo

Processo: 06/03664-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 17 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Flavio Santos Damos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Química supramolecular   Ciclodextrinas   Materiais nanoestruturados   Sensores

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a síntese, caracterização, estudo das propriedades e aplicação de sistemas nanoestruturados fundamentados na química supramolecular de ciclodextrina para o desenvolvimento de novos materiais seletivos, robustos e sensíveis visando suas aplicações como membranas em sensores químicos. A química supramolecular, fundamentada em ciclodextrinas, surge como uma alternativa promissora para o desenvolvimento de dispositivos moleculares tendo em vista as propriedades únicas destes oligosacarídeos, incluindo sua capacidade de encapsulamento molecular seletivo bem como a possibilidade de controle da reatividade de seus grupos funcionais. Embora nos últimos anos tenha havido um grande interesse no emprego da química supramolecular ao desenvolvimento de sensores químicos (ópticos, eletroquímicos, piezelétricos, impedimétricos, etc.), se verifica uma grande dificuldade na exploração destes sistemas, devido os efeitos negativos introduzidos pela matriz usada na imobilização destas moléculas. Tendo em vista a possibilidade de combinação da capacidade de inclusão destas moléculas com a sua modificação seletiva pretende-se explorar as técnicas de fabricação fundamentadas em química supramolecular: monocamadas auto-organizadas e nanotubos moleculares de ciclodextrina excluindo a necessidade do uso de matrizes complexas como suporte para sua imobilização.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CÁSSIA SILVA LUZ‚ R.; DAMOS‚ F.S.; TANAKA‚ A.A.; KUBOTA‚ L.T.; GUSHIKEM‚ Y. Electrocatalytic activity of 2‚ 3‚ 5‚ 6-tetrachloro-1‚ 4-benzoquinone/multi-walled carbon nanotubes immobilized on edge plane pyrolytic graphite electrode for NADH oxidation. Electrochimica Acta, v. 53, n. 14, p. 4706-4714, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.