Bolsa 08/57281-3 - Colonização, Memória coletiva - BV FAPESP
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Companhia de viação São Paulo-Mato Grosso (1928-1943)

Processo: 08/57281-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Lucas Mariani Correa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Colonização   Memória coletiva   Navegação fluvial   Bens públicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colonizacao | Memoria | Navegacao Fluvial | Oeste Paulista | Patrimonio | Patrimonio Industrial

Resumo

No início do século XIX surgem necessidades de encurtar o caminho do transporte do gado do antigo sul-mato-grossense para os grandes centros consumidores, para uma maior dinamização econômica. Junto a essas necessidades, surge uma companhia de navegação para fazer a travessia desse gado no rio Paraná para o lado paulista. Essa companhia, Companhia de Viação São Paulo - Mato Grosso, é nosso objeto de pesquisa. Em tal realização, buscaremos conhecer seu funcionamento, inserido num processo de ocupação e povoamento do extremo oeste paulista a partir de 1928, na compra da Companhia por Henrich Sloman, passando pela sua aquisição por Jan Antonín Bata, até a sua aquisição e incorporação na autarquia federal Serviço de Navegação Bacia do Prata (SNBP), em 1943, durante o Estado Novo. Dentro disso, analisaremos como funcionava a Companhia seja em relação a atividades de transporte, seja em relação a outras atividades, através do estudo da Legislação, do Histórico da incorporação da SNBP e da Divisão de Terras das Comarcas onde a Companhia adquiriu terras. Verificaremos também as pessoas envolvidas na gestão e características da gestão através de Atas de Assembléias de Companhia e do Diário Oficial. Outra analise a ser feita será na infra-estrutura construída por ela ou sob seu controle através de mapas e diagramas de embarcações. Tentaremos também entender a importância atribuída a ela por publicações de época, através de textos como o de Theophilo de Andrade e Antonela de Paula Souza e até mesmo Relatórios de Presidente de Província. (AU)

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