Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do fogo na dinâmica da vegetação campestre do cerrado no Parque Estadual do Jalapão: uma abordagem funcional

Processo: 08/10049-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Vânia Regina Pivello
Beneficiário:Alessandra Tomaselli Fidelis
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cerrado   Fogo

Resumo

O Cerrado é formado por um conjunto de fitofisionomias, que vão desde de campo limpo até formações florestais, como o cerradão. Um fator ecológico de extrema importância para a dinâmica da vegetação é o fogo. Desta forma, estudos sobre os efeitos do fogo na dinâmica da vegetação, assim como na sua diversidade, não podem ser ignorados. Apesar de ser um assunto polêmico, o fogo é utilizado para a estimulação do rebrote para a criação de gado, assim como para o manejo de certas espécies, como por exemplo, do capim dourado. Este último é uma planta de extrema importância econômica para extrativistas da região do Jalapão, que a utilizam para o artesanato. Por isso, estudos que avaliem o efeito do fogo são de extrema importância, não só ecológica, mas como também econômica.A presente proposta tem como objetivo principal avaliar os efeitos do fogo na dinâmica da vegetação de campo úmido e campo limpo do Cerrado no Parque Estadual do Jalapão, utilizando a análise de tipos funcionais com base em atributos, além da análise de padrões espaciais. Para isso, métodos modernos de análise da vegetação através de atributos serão aplicados, assim como a elaboração de um banco de dados de atributos para tal. A análise espacial é uma excelente ferramenta para detectar padrões de agregação e desta forma, será usada para avaliar se o fogo tem um efeito na distribuição das espécies e tipos funcionais em ambientes de Cerrado. A presente proposta visa colaborar no preenchimento da lacuna existente em estudos de fogo no Brasil, utilizando ferramentas atuais e de relevante importância na ecologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FICHINO, BETANIA SANTOS; DOMBROSKI, JULIA R. G.; PIVELLO, VANIA R.; FIDELIS, ALESSANDRA. Does Fire Trigger Seed Germination in the Neotropical Savannas? Experimental Tests with Six Cerrado Species. Biotropica, v. 48, n. 2, p. 181-187, . (08/10049-9)
FICHINO, BETANIA; FIDELIS, ALESSANDRA; SCHMIDT, ISABEL; PIVELLO, VANIA. Effects of high temperatures on the germination of Syngonanthus nitens seeds: implications for management. Acta Botanica Brasilica, v. 26, n. 2, p. 508-511, . (08/10049-9)
FIDELIS, ALESSANDRA; DI SANTI LYRA, MARIA FERNANDA; PIVELLO, VANIA REGINA. Above- and below-ground biomass and carbon dynamics in Brazilian Cerrado wet grasslands. JOURNAL OF VEGETATION SCIENCE, v. 24, n. 2, p. 356-364, . (09/14978-7, 08/10049-9)
DORNELAS, MARIA; ANTAO, LAURA H.; MOYES, FAYE; BATES, AMANDA E.; MAGURRAN, ANNE E.; ADAM, DUSAN; AKHMETZHANOVA, ASEM A.; APPELTANS, WARD; ARCOS, JOSE MANUEL; ARNOLD, HALEY; et al. BioTIME: A database of biodiversity time series for the Anthropocene. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY, v. 27, n. 7, p. 760-786, . (13/50718-5, 08/10049-9, 13/50714-0, 99/09635-0, 15/10714-6, 15/06743-0)
SCHMIDT, ISABEL B.; FIDELIS, ALESSANDRA; MIRANDA, HELOISA S.; TICKTIN, TAMARA. How do the wets burn? Fire behavior and intensity in wet grasslands in the Brazilian savanna. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 40, n. 1, p. 167-175, . (08/10049-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.