Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do anti-histaminico cimetidina na reabsorcao do osso alveolar de ratos.

Processo: 07/59374-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Cerri
Beneficiário:Renata Longhini
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Morfometria   Osteoclastos   Osso alveolar   Cimetidina   Reabsorção óssea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimetidina | Morfometria | Osso Alveolar | Osteoclasto | Reabsorcao Ossea

Resumo

Alguns autores têm sugerido um papel da histamina no recrutamento e diferenciação de osteodastos, por meio da interação da histamina com os receptores H2. Desde que os antagonistas de receptor H2 parecem reduzir o número de precursores de osteodastos, é nosso propósito estudar um possível efeito da cimetidina - antagonista de receptor H2 para histamina - e verificar uma possível interferência da cimetidina no processo de reabsorção do osso alveolar de molares de ratos. Assim, pretendemos verificar se a cimetidina promove diminuição no número de osteodastos bem como verificar uma possível interferência da cimetidina na atividade destas células. Serão utilizados 12 ratos adultos, divididos em 2 grupos: 1) Grupo Experimental, em que será administrada, diariamente, cimetidina, na concentração de 100 mg/100g de peso corporal, durante 50 dias e 2) Grupo Controle, que receberá injeções de solução salina. Após o sacrifício dos animais, fragmentos da maxila contendo os molares superiores serão removidos e fixados em formaldeído. Após a descalcificação em EDTA 7% tamponado com fosfato de sódio 0,1 M (pH 7,2), os fragmentos serão desidratados, diafanizados e processados para inclusão em parafina. Os cortes serão corados com hematoxilina & eosina e tricrômico de Masson para análise morfológica. Cortes submetidos ao TRAP (fosfatase ácida resistente ao tartarato), para identificar osteoclastos, serão utilizados para obtenção dos seguintes parâmetros morfométricos: a) número de osteoclastos na superfície do osso alveolar; b) área e número de núcleos de cada osteoclasto. Os resultados serão submetidos â análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHINI, RENATA; DE OLIVEIRA, PRISCILA APARECIDA; DE SOUZA FALONI, ANA PAULA; SASSO-CERRI, ESTELA; CERRI, PAULO SERGIO. Increased apoptosis in osteoclasts and decreased RANKL immunoexpression in periodontium of cimetidine-treated rats. Journal of Anatomy, v. 222, n. 2, p. 239-247, . (10/03571-0, 07/59374-6, 10/10391-9)
LONGHINI, RENATA; DE OLIVEIRA, PRISCILA APARECIDA; SASSO-CERRI, ESTELA; CERRI, PAULO SERGIO. Cimetidine Reduces Alveolar Bone Loss in Induced Periodontitis in Rat Molars. Journal of Periodontology, v. 85, n. 8, p. 1115-1125, . (10/03571-0, 07/59374-6, 10/10391-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.