Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular e filogeografia de Leptodactylus (Amphibia, Anura, Leptodactylidae)

Processo: 06/06634-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria José de Jesus Silva
Beneficiário:Ana Paula Zampieri Silva de Pietri
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia molecular   Filogeografia   Anura   Citogenética   Anfíbios   Filogenia

Resumo

O gênero Leptodactylus está incluído, atualmente, na Família Leptodactylidae (Amphibia, Anura), juntamente com Hydrolaetare, Paratelmatobius e Scythrophrys. As espécies incluídas neste gênero têm distribuição geográfica ampla, ocupando a região sudeste da América do Norte, todo o território que compreende a América do Sul, e a região oeste da Índia. A maior parte dos estudos em Leptodactylus baseia-se em caracteres morfológicos e ecológicos, os quais permitiram a inclusão das espécies em quatro agrupamentos: L. melanonotus, L. ocellatus, L. pentadactylus e L. fuscus. A ocorrência de espécies crípticas detectada no gênero dificulta, sobremaneira, a classificação dessas espécies quando utilizados somente os caracteres morfológicos. Neste caso, a identificação das espécies só é possível por meio da análise dos padrões de vocalização. Há, contudo, espécies que são crípticas inclusive no padrão de vocalização, o que justifica o emprego de outros tipos de abordagens, como é o caso dos estudos citogenéticos e moleculares. Cerca de 30 espécies de Leptodactylus tiveram seus cariótipos descritos, sendo que, para a maioria deles, foi apresentada apenas a descrição morfológica dos cromossomos com coloração convencional. Dados obtidos a partir do emprego de coloração diferencial revelaram importantes variações inter e intra-populacionais, bem como inter e intra-específicas, resultados que têm contribuído para os estudos taxonômicos e sistemáticos. Quanto aos dados de filogenia molecular, há relativamente poucos relatos envolvendo as espécies de Leptodactylus; porém, este tipo de análise tem contribuído significativamente para a compreensão das relações filogenéticas em anuros, como é o caso, por exemplo, dos gêneros Hyla, Bufo, Scinax e Dendrobates. Com base nessas evidências, pretende-se, no presente projeto, aliar estudos citogenéticos, com o emprego de técnicas de coloração diferencial, e moleculares, por meio de seqüências obtidas de genes mitocondriais, que contribuam para as discussões das relações filogenéticas e filogeográficas do gênero Leptodactylus.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRUBER, SIMONE LILIAN; ZAMPIERI SILVA, ANA PAULA; BAPTISTA HADDAD, CELIO FERNANDO; KASAHARA, SANAE. Cytogenetic analysis of Phyllomedusa distincta Lutz, 1950 (2n=2x=26), P. tetraploidea Pombal and Haddad, 1992 (2n=4x=52), and their natural triploid hybrids (2n=3x=39) (Anura, Hylidae, Phyllomedusinae). BMC GENETICS, v. 14, AUG 30 2013. Citações Web of Science: 11.
PAIVA, C. R.; NASCIMENTO, J.; SILVA, A. P. Z.; BERNARDE, P. S.; ANANIAS, F. Karyotypes and Ag-NORs in Phyllomedusa camba De La Riva, 1999 and P. rhodei Mertens, 1926 (Anura, Hylidae, Phyllomedusinae): cytotaxonomic considerations. ITALIAN JOURNAL OF ZOOLOGY, v. 77, n. 1, p. 116-121, 2010. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.