Busca avançada
Ano de início
Entree

Ritmo diario de temperatura corporal em roedores subterraneos (ctenomys knightii).

Processo: 08/58687-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Gisele Akemi Oda
Beneficiário:Patricia Tachinardi Andrade Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cronobiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cronobiologia | Ctenomys Sp. | Ritmo De Temperatura Corporal | Roedores Subterraneos

Resumo

A temperatura corporal profunda apresenta, na maioria dos mamíferos, ritmicidade circadiana. A fase e a amplitude desse ritmo são resultado da associação entre os ritmos circadianos de aumento de temperatura interna e perda de energia para o ambiente. Acredita-se que a amplitude desse ritmo seja relacionada com o peso corporal bem como com variações diárias da temperatura do ambiente, o que toma interessante o estudo desse ritmo em animais fossoriais, os quais vivem em habitat com pouca variação diária dos fatores ambientais como iluminação e temperatura. O estudo da ritmicidade nesses animais levanta questões sobre o valor adaptativo de certos ritmos biológicos, como os de temperatura corporal. No entanto, poucos trabalhos foram realizados nesse sentido, a maior parte com famílias de roedores estritamente fossoriais da Ásia e África. A espécie a ser utilizada neste estudo, Ctenomys knightii, pertence à maior família de roedores fossoriais da América do Sul, e apresenta atividade na superfície mais freqüente do que os roedores estritamente fossoriais. O seu ritmo de atividade/repouso já foi caracterizado em laboratório. O objetivo do presente trabalho é verificar se existe um ritmo circadiano de temperatura corporal em animais expostos a um ciclo de claro/escuro e, caso positivo, verificar sua endogenicidade em condições constantes. Os parâmetros rítmicos obtidos serão comparados com de outros roedores, tanto subterrâneos quanto de superfide. Os experimentos serão realizados no centro CRILAR-CONICET da Argentina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TACHINARDI, PATRICIA; WILKEN BICUDO, JOSE EDUARDO; ODA, GISELE AKEMI; SANDRA VALENTINUZZI, VERONICA. Rhythmic 24 h Variation of Core Body Temperature and Locomotor Activity in a Subterranean Rodent (Ctenomys aff. knighti), the Tuco-Tuco. PLoS One, v. 9, n. 1, . (10/50222-1, 12/15767-2, 08/58687-3, 08/55035-5, 10/03565-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.