Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da via PI3K/Akt na regulação da proteólise muscular pela insulina e catecolaminas

Processo: 06/56918-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 28 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Isis Do Carmo Kettelhut
Beneficiário:Amanda Martins Baviera
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Insulina   Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular   Receptores de AMP cíclico   Catecolaminas

Resumo

A insulina e as catecolaminas são hormônios importantes na regulação do metabolismo energético. A insulina exerce suas ações após ligação ativação de intermediários intracelulares, principalmente PI3K e AKT. Já a ligação das catecolaminas em adrenoceptores do tipo beta promovem aumento nos níveis intracelulares de AMPc, ativando PKA e Epac. Estes hormônios exercem ações anabólicas no metabolismo protéico muscular, promovendo inibição de vias de degradação e estimulação de processos de síntese de proteínas. Em modelo de animais diabéticos simpatectomizados as respostas catabólicas foram exacerbadas em relação ao estudo das situações isoladamente, indicando que as catecolaminas e a insulina exercem ações comuns na regulação do metabolismo protéico. Trabalhos demonstram a existência de cross-talk entre as sinalizações destes hormônios, sendo que a AKT aparece como intermediário comum na coordenação dos eventos regulados por ambos. Além disso, a via PI3K/AKT está envolvida na prevenção da atrofia muscular pela insulina, onde AKT (via inibição de fatores Foxo) inibe a expressão de "atrogenes". Assim, a AKT parece ser um intermediário comum no controle do metabolismo protéico muscular pela insulina e pelas catecolaminas. O projeto tem como objetivo investigar o papel da via PI3K/AKT no cross-talk entre as cascatas de sinalização destes dois hormônios para o desenvolvimento da ação anabólica muscular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAVIERA, AMANDA MARTINS; ZANON, NEUSA MARIA; NAVEGANTES, LUIZ CARLOS C.; KETTELHUT, ISIS CARMO. Involvement of cAMP/Epac/PI3K-dependent pathway in the antiproteolytic effect of epinephrine on rat skeletal muscle. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 315, n. 1-2, p. 104-112, FEB 5 2010. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.