Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades matematicas e memoria visual: avaliacao neuropsicologica de criancas com dificuldades de aprendizagem entre 9 e 10 anos.

Processo: 05/60375-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa dos Santos
Beneficiário:Paulo Adilson da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Memória visual   Avaliação neuropsicológica

Resumo

O Transtorno de Matemática é um dos Transtornos de Aprendizagem (TA) e se caracteriza por escores acentuadamente abaixo do esperado em testes cognitivos padronizados por uma falta de domínio nas operações aritméticas básicas (DSM-IV-TR; APA, 2002). Entretanto, apesar dos diversos estudos sobre habilidades de leitura e escrita em crianças com TA, há uma notável falta de estudos sobre as habilidades quantitativas, sobretudo associando estas ao funcionamento da memória, que é uma função cognitiva essencial para a consolidação das várias etapas dos processos aritméticos. O presente estudo visa investigar as habilidades matemáticas e de memória visual em crianças com TA por meio da avaliação neuropsicológica. Serão avaliadas 20 crianças de idade entre 9 e 10 anos, de ambos os sexos, de escolas municipais da cidade de Assis que freqüentem salas de apoio em decorrência de dificuldades de aprendizagem. Para tanto, serão utilizados instrumentos como a NUCALC (Neuropsychological Test Battery for Number Processing and Calculation in Children) e as provas de memória visual da Bateria BEM 144 (Batterie of Efficience Mnésique) em contraste com o TDE (Teste de Desempenho Escolar) e outras medidas neuropsicológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO ADILSON DA SILVA; FLÁVIA HELOÍSA DOS SANTOS. Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 2, p. 169-177, Jun. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.