Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida, aspectos cognitivos e emocionais de criancas entre 7 e 10 anos portadoras de epilepsias parciais (idiopaticas ou sintomaticas).

Processo: 07/59205-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa dos Santos
Beneficiário:Paulo Adilson da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Infância   Cognição

Resumo

A epilepsia é uma desordem crônica caracterizada por recorrentes episódios de disfunção cerebral e excessivas descargas neuronais, que atinge de 3:1000 indivíduos da população mundial, sendo que nos países em desenvolvimento este número pode chegar de 15 a 50 casos para cada mil habitantes (OMS, 1994). Na infância, possui prevalência de 5:1000, acarreta um profundo impacto na qualidade de vida e influencia não só o comportamento da criança e seus pais, como também as relações sociais e o desempenho escolar. Estudos apontam que crianças epilépticas apresentam dificuldades de aprendizagem, em especial no contexto da atividade matemática. Entretanto, há poucas pesquisas investigando o desenvolvimento das habilidades matemáticas de crianças com epilepsia, particularmente utilizando instrumentos especializados na identificação de discalculia como a ZAREKI-R e ainda considerando o diagnóstico numa perspectiva multifatorial. O objetivo deste estudo consiste em delinear o perfil neuropsicológico de crianças acometidas por epilepsias parciais (idiopáticas ou sintomáticas), com idade entre 7 e 10 anos, atendidas no Hospital Regional "Dr. Joelson Leal Lisboa", de Assis, São Paulo, incluindo instrumentos para avaliação de aspectos comportamentais, emocionais, funcionamento cognitivo e qualidade de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)