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Estudo da influência das marcas de cigarro na fórmula 1

Processo: 05/60053-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Osvando José de Morais
Beneficiário:Lucas Augusto Costa Pinto Giavoni
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Graduação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Marcas

Resumo

A pesquisa visa analisar o papel que a indústria do cigarro exerceu na Fórmula 1 através do tempo. Desde que, em 1968, foi liberada a publicidade nos carros, a indústria do cigano é, de longe, a que mais financiou a categoria. A influência da publicidade nos carros foi nítida: a categoria, artes amadora e restrita a um seleto grupo de interessados, ganhava, aos poucos, o caráter de esporte altamente profissional e de interesse mundial, como é na atualidade. A publicidade projetou o automobilismo a um novo grupo de pessoas, muito maior - e o cigarro foi um dos grandes responsáveis por Isso. Atualmente, a indústria tabagista vem perdendo terreno na categoria: legislações cada vez mais severas proíbem, em vários países-sede de corridas, a exibição das marcas de cigarro. Em 2006, haverá a proibição total e um dos grandes recursos financeiros da categoria se fechará por definitivo, podendo acontecer, como efeito colateral, uma série de medidas que afetem os regulamentos da F1, para conter os custos, cada vez maiores. A pesquisa é inédita, sem registros similares na literatura automobilística ou acadêmica. (AU)