Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de sintomas depressivos e ansiosos em alunos do curso de medicina, enfermagem e farmácia da Faculdade de Medicina do ABC

Processo: 07/00720-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Tânia Corrêa de Toledo Ferraz Alves
Beneficiário:Maira Lazzarini Guimarães Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem   Depressão   Farmácia   Ansiedade

Resumo

Estudantes de medicina são mais propensos à depressão do que universitários não médicos. O presente projeto visa avaliar a presença de sintomas depressivos e ansiosos nos estudantes de cursos da area da saúde, respectivamente medicina, enfermagem e farmacia. Na literatura é descrito que os alunos do curso de medicina, particularmente no segundo, quinto e sexto ano, apresentam sintomatologia depressiva. Esse fato levaria a um pior aproveitamento do curso e maior risco de suicidio. Nenhum estudo até o momento comparou o padrão de sintomatologia depressiva e ansiosa entre os diferentes cursos da area da saude. De forma que o objetivo será avaliar se o curso de medicina levaria ou não a uma maior sintomatologia depressiva e ansiosa do que o curso de enfermagem e o de fármacia. A avaliação da sintomatologia depressiva e ansiosa será realizada através da aplicação de forma anônima do inventário de Beck para Depressão (BDI)e do inventário de Beck para Ansiedade (BAI) em 600 alunos do curso de medicina da FMABC, 200 do curso de enfermagem da FUABC e 200 do curso de farmacia da FUABC que consistirem em participar do estudo. Essas escalas nos perimitirão identificar a presençade sintomas depressivos ou ansiosos graves,moderados ou leves; bem como as particularidades destes sintomas entre os alunos destes cursos. A análise estatística será feita preliminarmente através de Analise de Variancia (ANOVA) com os escores totais, seguido de post-hoc t-test ao separar a escala de Beck através dos clusteres de sintomatologia cognitiva/ afetiva/ somática. A identificação destes sintomas e dos anos em que eles são mais intensos permitirá que se desenvolva estratégias e programas específicos junto aos cursos a fim de minimizar o impacto destes quadros nos estudantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRINO-SILVA, CLOVIS; GUIMARAES PEREIRA, MAIRA LAZARINI; BUSTAMANTE, CARLOS; DE TOLEDO FERRAZ, ANDRE CORREA; BALDASSIN, SERGIO; DE ANDRADE, ARTHUR GUERRA; DE TOLEDO FERRAZ ALVES, TANIA CORREA. Suicidal ideation among students enrolled in healthcare training programs: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 31, n. 4, p. 338-344, DEC 2009. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.