Busca avançada
Ano de início
Entree

Células musculares de camundongos das linhagens mdx e C57BL/10 tratadas com antioxidantes e quelante de ferro

Processo: 10/07775-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Elaine Minatel
Beneficiário:Roberta Constancio Bollineli
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes   Células musculares   Morfologia (anatomia)   Quelantes de ferro

Resumo

As EROs têm sido relacionadas ao aumento de cálcio nos músculos distróficos por provocar peroxidação lipídica na membrana celular. Também contribuem na ativação de uma cascata inflamatória com liberação de mediadores inflamatórios como TNF-±. Neste trabalho, cultura primária de células musculares de camundongos das linhagens mdx e C57BL/10 (controle) serão tratadas com os antioxidantes Ácido Ascórbico (AA) e/ou N-Acetilcisteína (NAC), com o quelante de ferro Deferoxamina (DFX) e/ou com a associação deste com NAC. O ácido ascórbico e o NAC são conhecidos por serem potentes inibidores da peroxidação lipídica. De acordo com a literatura a associação de NAC com Deferoxamina (DFX) produz resultado mais efetivo contra o estresse oxidativo do que a administração de NAC isoladamente. A Deferoxamina é um potente quelante de ferro que pode inibir reações geradoras de radicais livres, catalisadas por ferro. Após o tratamento, as células musculares serão utilizadas para análise de cálcio intracelular (indicador Fluo-4) e quantificar o conteúdo de TNF-± e 4-HNE através da técnica de Western Blotting. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAPUCCI MORAES, LUIS HENRIQUE; BOLLINELI, ROBERTA CONSTANCIO; MIZOBUTI, DANIELA SAYURI; SILVEIRA, LEONARDO DOS REIS; MARQUES, MARIA JULIA; MINATEL, ELAINE. Effect of N-acetylcysteine plus deferoxamine on oxidative stress and inflammation in dystrophic muscle cells. Redox Report, v. 20, n. 3, p. 109-115, MAY 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.