Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes regulatórias da cana-de-açúcar

Processo: 09/09116-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Acordo de Cooperação: FAPEMIG
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Roberta Alvares Campos
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/52146-0 - Sugarcane signaling and regulatory networks, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Melhoramento genético   Transcriptoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Melhoramento genético | proteina kinase | Transcriptoma | Biologia Molecular

Resumo

REDES REGULATÓRIAS DA CANA-DE-AÇÚCAREste projeto foca estudos de regulação gênica e visa a geração deferramentas que permitam abordagens da Biologia Sistêmica em cana-de-açúcare a identificação de redes regulatórias. Como ponto de partida escolhemoscaracterizar dois tratos agronômicos de interesse desta cultura: o teor desacarose e a resposta à seca. Pretendemos estudar categorias gênicas comconhecido papel regulatório (Fatores de Transcrição, Proteínas Quinases eFosfatases), aprofundar estudos do Transcriptoma, produzir plantastransgênicas para genes de interesse e desenvolver ferramentas debioinformática e bancos de dados integrando os vários níveis de informação.Identificaremos os alvos de TFs utilizando a técnica de ChIP-HTS e clonandopromotores. Os resultados terão consequëncias diretas múltiplas nosprogramas de melhoramento que frequentemente selecionam mudanças nos CREs eTFs na busca de genótipos mais adaptados ao ambiente e com maior performanceagronômica. As Proteínas Quinases atuam em cascatas de sinalização derespostas a estímulos ambientais e nossos dados apontam para um papelpredominante das PKs na regulação do teor de sacarose e resposta à seca.Para identificar novos genes associados a brix e seca caracterizaremos otranscriptoma de genótipos e cultivares contrastantes para estes tratosutilizando chips de oligonucleotídeos. Genes de interesse serão entãoavaliados quanto à sua função pela geração e análise de plantastransgênicas. Para integrar o grande conjunto de dados públicos e geradospelo projeto uma infra-estrutura computacional robusta será desenvolvida. Obanco de dados SUCEST-FUN integrará dados do SUCEST, promotores, CREs, dadosde expressão e a caracterização agronômica, fisiológica e bioquímica decultivares da cana. Em paralelo também desenvolveremos o banco de dadoGRASSIUS para o estabelecimento das redes regulatórias de cana, arroz, milhoe sorgo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SETTA, NATHALIA; MONTEIRO-VITORELLO, CLAUDIA BARROS; METCALFE, CUSHLA JANE; QUEIROGA CRUZ, GUILHERME MARCELO; DEL BEM, LUIZ EDUARDO; VICENTINI, RENATO; SILVEIRA NOGUEIRA, FABIO TEBALDI; CAMPOS, ROBERTA ALVARES; NUNES, SIDENY LIMA; GASPERAZZO TURRINI, PAULA CRISTINA; et al. Building the sugarcane genome for biotechnology and identifying evolutionary trends. BMC Genomics, v. 15, . (09/51632-1, 10/05591-9, 08/54201-9, 09/09116-6, 11/05317-7, 08/52074-0, 09/09217-7, 08/58031-0, 08/52197-4, 08/58243-8, 08/52146-0)