Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de genes de cana-de-açúcar visando obter cultivares com alto teor de sacarose

Processo: 06/57798-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Alessandro Jaquiel Waclawovsky
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Cana-de-açúcar

Resumo

Atualmente, a crescente preocupação com a disponibilidade de energia no país e no mundo tem feito o setor alcooleiro alcançar destaque mundial. O projeto SUCEST tornou possível a obtenção de novas cultivares por engenharia genética e o monitoramento gênico em programas de melhoramento. Desta maneira o presente projeto tem como objetivo selecionar e analisar funcionalmente genes envolvidos no acúmulo de sacarose em plantas transgênicas de cana-de-açúcar. Para tanto, o padrão de expressão de 4608 transcritos de quatro cultivares contrastantes em sacarose foram analisados através de experimentos de microarrays (Projeto Transcriptoma da Cana-de-açúcar) e 332 genes mostraram-se diferencialmente expressos. Além disso, análises de correlação e Self Organizing Maps também permitiram selecionar genes com comportamentos opostos nas cultivares de alto e baixo teor de sacarose. Assim, 43 genes com padrão diferencial entre cultivares de alto e baixo teor de sacarose e envolvidos com bioenergética, metabolismo de carboidratos, fotossíntese, proteínas fosfatasses/kinases, fatores de transcrição e transporte, além de no matches serão analisados funcionalmente em plantas transgênicas de cana-de-açúcar. Análises moleculares, de parâmetros fisiológicos (fotossíntese, condutância estomática), de crescimento e bioquímicos (acúmulo de açúcares solúveis e insolúveis) serão realizadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WACLAWOVSKY, ALESSANDRO J.; SATO, PALOMA M.; LEMBKE, CAROLINA G.; MOORE, PAUL H.; SOUZA, GLAUCIA M. Sugarcane for bioenergy production: an assessment of yield and regulation of sucrose content. Plant Biotechnology Journal, v. 8, n. 3, p. 263-276, Apr. 2010. Citações Web of Science: 163.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.