Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do transcriptoma da cana-de-açúcar utilizando-se a tecnologia de Microarrays de DNA

Processo: 02/01722-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 10 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Flavia Stal Papini Terzi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Transdução de sinais   Expressão gênica

Resumo

O conhecimento adquirido com o projeto de seqüenciamento do genoma da cana-de-açúcar (SUCEST) e as novas ferramentas da genômica, aumentaram as possibilidades de se desenvolver de forma mais controlada e rápida, um maior número de variedades mais resistentes e bem adaptadas desta gramínea. Através do projeto SUCAST foram identificados 900 clusters de genes envolvidos em vias de transdução de sinal, que regulam diferentes processos metabólicos durante o crescimento e desenvolvimento e que podem ser alvos para o melhoramento genético. A verificação do padrão de expressão destes genes é essencial para que se possa inferir sua função. A tecnologia de microarrays ou chips de DNA foi escolhida para investigarmos o padrão de expressão de 1536 genes que incluem genes de transdução de sinal e novos genes da cana. Este projeto pretende padronizar a metodologia de confecção dos chips, marcação das amostras e hibridação, assim como a análise e armazenamento dos dados. A implementação das condições adequadas para análises de expressão gênica na cana-de-açúcar utilizando a tecnologia de microarrays, permitirá a realização de estudos do seu transcriptoma em larga escala e a construção de um panorama abrangente do modo de funcionamento de diferentes vias metabólicas da cana-de-açúcar, que poderão ser utilizados em benefício da agroindústria da cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAPINI-TERZI, FLAVIA S.; ROCHA, FLAVIA R.; VENCIO, RICARDO Z. N.; FELIX, JULIANA M.; BRANCO, DIANA S.; WACLAWOVSKY, ALESSANDRO J.; DEL BEM, LUIZ E. V.; LEMBKE, CAROLINA G.; COSTA, MAXIMILLER D. L.; NISHIYAMA, JR., MILTON Y.; VICENTINI, RENATO; VINCENTZ, MICHEL G. A.; ULIAN, EUGENIO C.; MENOSSI, MARCELO; SOUZA, GLAUCIA M. Sugarcane genes associated with sucrose content. BMC Genomics, v. 10, p. 0-0, Mar. 2009. Citações Web of Science: 66.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.