Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da IL-18 na interação de monócitos humanos com o Paracoccidioides Brasiliensis: modulação de receptores TLR2 e TLR4, indução de atividade fungicida e modulação do metabolismo oxidativo

Processo: 07/00755-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Angela Maria Victoriano de Campos Soares
Beneficiário:Luciane Alarcão Dias-Melicio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Receptor 4 toll-like   Paracoccidioides brasiliensis   Monócitos   Receptor 2 toll-like

Resumo

Na paracoccidioidomicose, são poucos os trabalhos que tiveram o objetivo de avaliar os mecanismos envolvidos na interação do Paracoccidioides brasiliensis com células fagocitárias humanas, culminando com atividade fungicida dessas células. Estudos têm demonstrado que o reconhecimento inicial de microrganismos é mediado por receptores celulares expressos em células da imunidade inata. Assim, a interação entre moléculas de superfície do patógeno e receptores homólogos, presentes na membrana celular de monócitos, modulam a fagocitose, a ativação da célula e conseqüentemente a produção de citocinas. Trabalhos têm demonstrado a importância da estimulação de receptores toll-like 2 e 4 (TLR2 e TLR4) nas infecções fúngicas com indução de produção de várias citocinas. A IL-18 é uma citocina indutora de IFN-gama e possui uma ação extremamente importante, por ser capaz de promover tanto uma resposta do tipo Th1 ou Th2, dependendo do contexto de estimulação e do microambiente de citocinas, além de modular a expressão de TLR2 e TLR4. Dessa forma a IL-18 pode estar participando ativamente na indução de uma resposta efetora contra o P. brasiliensis Assim, os objetivos do presente trabalho serão: 1)Avaliar a participação dos Toll-like receptors 2 (TLR2), 4 (TLR4) e CD14 na indução da produção de IL-18 por monócitos desafiados in vitro com P. brasiliensis; 2)Avaliar a participação da IL-18 na posterior modulação da expressão dos TLR2, TLR4 e CD14 por monócitos desafiados in vitro com P. brasiliensis; 3)Avaliar a ação da IL-18, dos TLR2, TLR4 e CD14 sobre a produção de IL-18, TNF-alfa, IL-12, IL-15 e IL-10 in vitro; 4)Avaliar a ação direta da IL-18 sobre a atividade de monócitos através da avaliação da atividade fungicida e produção de peróxido de hidrogênio. Portanto, o estudo da interação do P. brasiliensis com receptores TLRs e CD14 da superfície de monócitos humanos, e a participação destes receptores na indução de IL-18 permitirá uma melhor compreensão das vias de ativação dessas células, podendo desencadear a produção de uma rede de citocinas pró e/ou anti-inflamatórias durante o confronto fungo-monócito.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS-MELICIO, LUCIANE ALARCAO; FERNANDES, REGINALDO KELLER; RODRIGUES, DANIELA RAMOS; GOLIM, MARJORIE ASSIS; VICTORIANO CAMPOS SOARES, ANGELA MARIA. Interleukin-18 Increases TLR4 and Mannose Receptor Expression and Modulates Cytokine Production in Human Monocytes. Mediators of Inflammation, 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.