Busca avançada
Ano de início
Entree

Vacinação genética contra a infecção experimental Causada pelo Trypanosoma cruzi usando uma combinação de DNA plasmidial e proteína recombinante da proteína 2 da superfície de amastigotas (ASP-2)

Processo: 03/09673-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maurício Martins Rodrigues
Beneficiário:Bruna Cunha Gondim de Alencar
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antígenos   Trypanosoma cruzi   Vacinas de DNA

Resumo

O objetivo deste projeto será comparar a resposta imune induzida pela imunização seqüencial ("DNA-prime protein boost") com um plasmídio e uma proteína recombinante expressando a proteína 2 (ASP-2) da superfície de amastigotas de T. cruzi. Para tal, camundongos da linhagem altamente suscetível A/Sn serão imunizados com: 1) Proteína recombinante em adjuvante alum; 2) DNA plasmidial; 3) DNA plasmidial seguido de proteína recombinante em adjuvante alum. Pretendemos estimar inicialmente nestes animais a resposta imune protetora após o desafio com formas infectivas do T. cruzi. Caso obtenhamos uma proteção significativa, utilizaremos este novo modelo para estudar o papel da resposta imunes mediada por linfócitos T CD4 e CD8. Paralelamente, é nossa intenção desenvolver um plasmídio contendo o gene clone 9, no qual adicionaremos na porção 3 do gene, a seqüência que codifica para as regiões transmembrana e citoplasmática da proteína associada à membrana lisossomal LAMP-1. Este artifício visa gerar um plasmídio mais imunogênico que poderá ser usado em nossos ensaios de imunização genética. Este novo plasmídio será comparado em estudos futuros com o atualmente em uso (IgSPclone9). (AU)