Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação da luz com tecidos sadios e neoplásicos na presença da molécula fotoativa azul de metileno: aplicações em terapia fotodinâmica

Processo: 05/00253-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Rosangela Itri
Beneficiário:Nasser Ali Daghastanli
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Azul de metileno   Terapia fotodinâmica

Resumo

O presente projeto focará os aspectos físicos que afetam a eficiência de um tratamento de terapia fotodinâmica (TFD). Avaliaremos alguns aspectos da dosimetria de luz em TFD através de estudos do efeito de concentração e distribuição da molécula fotoativa Azul de Metileno na penetração da luz em diferentes tipos de células (B16-melanoma de rato e HeLa -tumor de ovário, sem melanina) em cultura e tecidos tumorais destas linhagens. Estes estudos serão realizados variando-se o comprimento de onda e a fluência da luz sobre as células e tecidos. Utilizaremos ferramentas fotofísicas, bioquímicas e espectrofotometria UV-VIS para caracterizar as propriedades fotofísicas do fármaco e sondas de fibra óptica e para caracterizar a distribuição da luz em modelos de colágeno e em tecidos normais e tumorais. Durante a irradiação pretendemos caracterizar a quantidade de espécies citotóxicas geradas in situ em suspensões de células utilizando um marcador químico (fluoresceína). Faremos também dissecação do tecido tumoral e avaliaremos o dano fotodinâmico em função da distância da superfície do tumor (teste da fluoresceína e tio-barbiturico). Acompanharemos um certo número de tumores para avaliar a eficiência fotodinâmica, ou seja, a remissão tumoral em função dos parâmetros citados acima. Avaliaremos as diferenças produzidas na penetração da luz pelo uso de dois tipos de fontes de luz: (1) espectro discreto de um feixe de laser com comprimento de onda bem definido; e (2) contínuo com largo espectro de comprimentos de onda de emissão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCEZ, AGUINALDO SILVA; NUNEZ, SILVIA CRISTINA; BAPTISTA, MAURICIO S.; DAGHASTANLI, NASSER ALI; ITRI, ROSANGELA; HAMBLIN, MICHAEL R.; RIBEIRO, MARTHA SIMOES. Antimicrobial mechanisms behind photodynamic effect in the presence of hydrogen peroxide. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES, v. 10, n. 4, p. 483-490, 2011. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.