Busca avançada
Ano de início
Entree

A acessibilidade de doentes de tuberculose ao tratamento em serviços de saúde no Município de Ribeirão Preto (2006-2007)

Processo: 06/06793-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Tiemi Arakawa
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Tuberculose   Acessibilidade   Atenção primária à saúde   Vigilância epidemiológica

Resumo

Resumo: O projeto propõe avaliar a acessibilidade dos doentes de TB ao tratamento nos serviços de saúde no município de Ribeirão Preto em 2006 e 2007. Segue os elementos estruturais de um sistema de saúde com base na Atenção Básica, elegendo a dimensão essencial acessibilidade. Utiliza como referencial teórico metodológico as categorias básicas da avaliação da qualidade de serviços de saúde estrutura-processo-resultado, cujos indicadores foram construídos com base nos instrumentos que compõe o Primary Care Assessment Tool (PCAT) da Organização Mundial de Saúde (OMS), formulados e validados para avaliação rápida das características organizacionais e de desempenho dos serviços de atenção básica e adequado para as ações do Programa de Controle da TB. O questionário será aplicado aos doentes de TB de dois serviços de saúde em Ribeirão Preto. Cada instrumento contém cerca de 41 perguntas específicas e o entrevistado responderá a cada pergunta segundo uma escala de possibilidades pré-estabelecida escalonadas com escores. Destaca-se que será realizada também uma análise fatorial de correspondência múltipla (AFCM) com a finalidade de associar o conjunto de indicadores relacionados aos serviços de saúde para identificar os principais elementos relacionados à acessibilidade, sendo usado o programa Statistica 7.0 da Statsoft. Espera-se, com este estudo, contribuir para reestruturação das ações de controle da TB no sistema de saúde, para que uma assistência aos pacientes de TB seja, além de garantida, eficaz em seu propósito.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.