Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao citogenetica de diferentes populacoes de astyanax scabripinnis (characiformes, characidae) e analise estrutural de cromossomos supranumerarios.

Processo: 05/59327-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Natalia Machado dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Characidae

Resumo

Entre os peixes da região Neotropical, a família Characidae é representada atualmente por cerca de 700 espécies. A subfamília Tetragonopterinae é uma das mais numerosas da família Characidae, com cerca de 500 espécies, distribuídas por toda a América do Sul e Central. São peixes de pequeno porte que vivem em diferentes ambientes e são popularmente conhecidos como lambaris. Entre os peixes, principalmente entre os da família Characidae, a presença de cromossomos supranumerários ou B tem sido demonstrada em um número expressivo de espécies, principalmente em Astyanax scabripinnis, que se constitui num material de grande interesse para estudos sobre sua estrutura, origem e papel desempenhado no processo de diversificação biológica. O presente projeto tem por objetivo estudar a diversidade cariotípicas das populações e as diferenças estruturais dos cromossomos supranumerários em exemplares de três localidades próximas, através da análise da fórmula cariotípica, da identificação das regiões organizadoras de nucléolo (RONs), da análise dos padrões de distribuição da heterocromatina constitutiva, bem como a ocorrência de polimorfismos inter e intra-populacionais dos cromossomos do complemento A e B. Com esses estudos pretende-se caracterizar os processos envolvidos na diversificação cariotípica da espécie Astyanax scabripinnis, bem como da estrutura do cromossomo seu B. visando o melhor conhecimento de sua composição, origem e possíveis funções. (AU)