Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de um treinamento temporal auditivo não verbal em habilidades fonológicas, de atenção e memória

Processo: 09/50453-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Cristina Ferraz Borges Murphy
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento auditivo   Computadores   Transtorno fonológico   Treinamento auditivo

Resumo

Pesquisas mostram que a etiologia dos transtornos de linguagem pode estar relacionada a déficits de origem puramente perceptiva, como o processamento temporal auditivo. Baseado nesta hipótese, treinamentos temporais auditivos computadorizados, são desenvolvidos como método de reabilitação. Um exemplo é o software desenvolvido pela pesquisadora atual durante pesquisa de Doutorado (processo FAPESP 06/ 50725-4), o qual foi aplicado em crianças com dislexia. Atualmente, ainda há questionamentos sobre a influência de cada tipo de estímulo auditivo (não verbais e verbais) utilizado durante o treino. Alguns pesquisadores afirmam que a utilização de apenas estímulos não verbais é suficiente para a melhora das habilidades fonológicas, já que desta forma a base do problema seria remediada. Assim, esta pesquisa tem como objetivo aprimorar software já desenvolvido e analisar a eficácia do treinamento auditivo verbal e não-verbal, separadamente, por meios de métodos comportamentais e eletrofisiológicos, em crianças com transtorno fonológico. Esta pesquisa poderá trazer avanços na área clínica e terapêutica já que investigará a influência do processamento auditivo nas alterações de linguagem oral, possibilitando o desenvolvimento de um diagnóstico e tratamento mais preciso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURPHY, CRISTINA F. B.; PAGAN-NEVES, LUCIANA O.; WERTZNER, HAYDEE F.; SCHOCHAT, ELIANE. Auditory and Visual Sustained Attention in Children with Speech Sound Disorder. PLoS One, v. 9, n. 3 MAR 27 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.