Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo filogenético dos "Crocodyliformes nao-crocodylia" com a construção de uma super-arvore pelo método de MRP

Processo: 09/50146-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Max Cardoso Langer
Beneficiário:Mario Bronzati Filho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto trata da construção de uma super-árvore filogenética para os "Crocodyliformes não-Crocodylia". Classicamente, os Crocodyliformes foram divididos em três grupos, "Protosuchia", "Mesosuchia" e Eusuchia, estando os Crocodylia, dado que congrega as formas viventes de Crocodyliformes, inseridos neste último. De forma geral além de um alto grau de discrepância no posicionamento de vários táxons, observa-se na literatura uma baixa inclusividade nas filogenias propostas para Crocodyliformes. Uma exceção são os Crocodylia, para os quais uma super-árvore com significativo número de táxons já foi elaborada. Assim, por seu caráter meta-analítico, a construção de uma super-árvore para o grado composto pelos "Crocodyliformes não-Crocodylia", através do método MRP (Representação Matricial com Parcimônia), pode ser alternativa viável no estabelecimento de uma hipótese filogenética altamente inclusiva, tendo em vista a grande diversidade de fósseis associados ao grupo em questão e a dificuldade de incluí-los em sua totalidade em uma análise filogenética convencional. A super-árvore proposta poderá servir de base para estudos complementares, de cunho biogegráfico e/ou macro-evolutivos, que muitas vezes necessitam de hipóteses filogenéíioas amplas para serem desenvolvidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRONZATI, MARIO; MONTEFELTRO, FELIPE C.; LANGER, MAX C. Diversification events and the effects of mass extinctions on Crocodyliformes evolutionary history. ROYAL SOCIETY OPEN SCIENCE, v. 2, n. 5 MAY 2015. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.