Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade anticâncer do resíduo gerado na obtenção de anti-malárico artemisinina de Artemisia annua l. (Asteraceae)

Processo: 06/55202-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Mary Ann Foglio
Beneficiário:Aline Aparecida Rodrigues de Sousa
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Antineoplásicos

Resumo

Dados atuais demonstram que as neoplasias são responsáveis pela segunda causa de morte no mundo, superado apenas pelas doenças cardiovasculares. Esses dados indicam que, apesar de grande avanço no tratamento das neoplasias, com a aplicação bem sucedida da quimioterapia em alguns casos, as drogas utilizadas atualmente ainda são muito tóxicas e pouco seletivas para as células tumorais. Buscando novas opções de medicamentos e aproveitando o resíduo gerado na obtenção da artemisinina de Artemisia annua L. (Asteraceae) propomos 1. Avaliar a viabilidade de aproveitamento dos resíduos gerados no processo de extração e purificação da artemisina 2. Estudar a atividade anticâncer "in vivo" de frações obtidas do resíduo gerado no processo de extração de artemisinina da Artemísia annua L. em piloto & industrial 3 Padronizar os extratos e frações com potencial atividade anticâncer "in vivo". (AU)